terça-feira, 22 de novembro de 2011

Do país da dança ao país do futebol

       Angola é, há muito, considerado um país de ritmos quentes. A música caracteriza a cultura e a dança o identifica. Um país que se situa na costa ocidental da África, com cerca de 20.498,000 habitantes, passou por períodos de guerra civil durante vários anos. Hoje vive um período de prosperidade e ascenção econômica. Mas o ponto forte dessa matéria vem justamente de Angola e de sua capital, Luanda, mais precisamente Maianga. Mauro Castanho chegou ao Brasil no início do ano com o propósito de se formar no curso de Engenharia Química na Universidade Federal de Viçosa. 

       Escolheu o Brasil porque, segundo ele, "é um país com uma metodologia de ensino bem diferente do seu". Além disso é o favorito também "devido às lindas praias, futebol e belas mulheres". Quanto à Viçosa, ele descreve como sendo uma cidade universitária com um custo de vida razoável para os estudantes que se encontram tão longe de casa.

       Mauro conta que no início da sua chegada ficou um pouco perdido, uma vez que os dois países são bem distintos. Ele relata que encarou com alguma estranheza os beijos das pessoas na rua e nos lugares públicos, contrapondo ao seu país natal, onde tal prática não é frequente: "as pessoas não se sentem tão a vontade quanto aqui", afirma.

       A sua adaptação não foi tão difícil. Ele considera que o brasileiro é um povo alegre, divertido, o que se assemelha ao povo angolano. Mauro não sabe por quanto tempo deve ficar aqui no Brasil , mas uma coisa ele garante, o regresso pra casa é uma certeza pois tem um compromisso com Angola.

Seis Tópicos que identificam Mauro Castanho:
       Musica: Kuduro
       Artista: Os Lambas
       Esporte: Futebol
       Filme: Rango
       Ator: Jamies Foxx
       Uma frase: O amor é aquilo que sentimos quando o coração aperta


       Postado por Hélio Assa-Fay

Um comentário: