domingo, 20 de novembro de 2011

Na terra de Colombo

            Colômbia. Terceiro país mais populoso da América do Sul, cujo nome significa “Terra de Cristóvão Colombo”. Mas hoje vamos conhecer a Colômbia de José Carlos Vergara, que resolveu dar um tempinho na sua terra para completar os estudos no Brasil.
            José está há quatro meses no Brasil, fazendo mestrado em Medicina Veterinária na Universidade Federal de Viçosa. Mas esta não é a primeira vez que ele vem ao país, em 2007 ele veio para fazer um estágio supervisionado na UFV, e depois veio duas vezes por motivo de capacitação profissional. Mas apesar de já ter tido um contato com a nossa cultura, e se sentir muito acolhido pelos brasileiros, ele conta que sua adaptação não tem sido fácil. A saudade de casa é muito forte, e embora costume se comunicar com os seus pela internet, a família lhe faz muita falta.
            José conta que Brasil e Colômbia possuem muitas características em comum, e que se surpreendeu ao ver a paixão que o Brasil tem pelo futebol. Em seu país, os esportes mais populares são ciclismo, patinação e levantamento de peso, e possuem algum destaque o futebol e o baseball. Ele ainda confessou apreciar a culinária mineira, e que em seu país são consumidos muitos grãos (feijão, lentilhas, grão de bico, etc), café, e banana verde, utilizada de várias maneiras, como acompanhamento.
            As festas da Colômbia são bastante coloridas e cheias de representações culturais. Cada cidade possui uma particularidade em festa. Em Montería, sua cidade de origem, a principal é a festa da Pecuária, em junho, e para essa mesma época tem várias outras festas, como as de San Pedro no centro do país.
            Uma particularidade da Colômbia é a grande variedade de climas. No país você encontra desde praias (região Caribe) a montanhas de neve (região andina), passando por florestas (região amazônica), paisagens planas (região Orinoquía), e regiões pesqueiras (região pacífica). Neste aspecto, José não deve ter estranhado Viçosa, e as quatro estações que acontecem em um mesmo dia.




Postado por Juliana Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário