terça-feira, 27 de setembro de 2011

Saudades de Casa

Heather também nos contou sobre a fala que sente do seu país e da sua família: “hoje já não sinto tanta falta de casa como antes, mas ainda tenho momentos de fraqueza sim, sinto falta dos meus pais e do meu irmão, que tem 18 anos. Ele é meu melhor amigo e sinto muita falta dele. Mas toda semana converso com minha família por telefone. A distância é difícil às vezes, mas me sinto mais calma e equilibrada. Pensei em passar o Natal em casa, mas poderia sofrer um choque reverso. Será o primeiro Natal que passarei longe da minha família, mas meu pai vem em dezembro para conhecer o Brasil e me visitar, ficará por duas semanas aqui”.
Ela lembra que no começo é difícil para se adaptar. “Estou em um processo de adaptação, mas já vejo muitos progressos. No começo é tudo novo, a gente vê o mundo com outros olhos, as culturas são diferentes, mas depois nos acostumamos a sermos menos incapazes e dependentes. O maior desafio é ser quem você e não perder a personalidade, mesmo falando outra língua. Mas já fiz muito amigos aqui, é muito bom viver em uma comunidade como se todos fossem sua família” afirma.  

Diferenças culturais
A londrina fala também que percebeu muitas diferenças entre as duas culturas. “Os ingleses são muito reservados e exigentes. Quando existe algum problema, reclamam até a pessoa fazer algo por eles, mesmo que o problema seja insignificante. Trabalhava com ouvidoria em uma organização que cuida do transporte público, e as pessoas reclamavam até de coisas que não tinham importância. Às vezes reclamavam só por reclamar. Os brasileiros são mais alegres, felizes, relaxados, no bom sentido. Vocês vivem o dia de hoje e priorizam mais as pessoas do que as tarefas, completa”. Ela relata que sua grande dificuldade no Brasil foi ter que se acostumar a comer arroz e feijão todos os dias. “Na Inglaterra comemos mais batatas nas refeições, mas já estou me acostumando” (risos). “Uma comida que gostei muito foi mandioca e o doce de leite”, conta.




Postado por Rachel Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário