quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Estudantes de diversos países chegam à UFV por meio do PEC-G


          A Universidade de Federal de Viçosa recebe por semestre cerca de 70 estudantes para completar uma Graduação ou Pós-graduação, naturais de diversos países estrangeiros, em sua maioria africanos e latino-americanos. A possibilidade desses alunos ingressarem na UFV é permitida através de um Programa de Estudantes de Graduação(PEC-G) ou Pós (PEC-PG) que oferece a estudantes de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordo educacional, cultural ou científico-tecnológico a oportunidade de realizar seus estudos de graduação em Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras.
          O PEC-G é administrado pelo Ministério das Relações Exteriores, por meio da Divisão de Temas Educacionais, e pelo Ministério da Educação, em parceria com Instituições de Ensino Superior em todo o país. Os estudantes devem ter concluído o correspondente ao Ensino Médio brasileiro em algum país que não o Brasil, ter entre 18 e 25 anos, e não podem ser cidadãos brasileiros, mesmo que detentores de dupla nacionalidade, ou portadores de visto para o Brasil. Para participar o candidato deve se apresenta à Embaixada ou Consul do Brasil, para poder se inscrever no processo seletivo, ver as Instituições do Ensino Superior participantes.
          Neste período estão matriculados 44 alunos de pós-graduação e 29 de graduação. No total são 37 matriculados na área de Biológicas, 15 em Exatas, 8 em Humanas, e 11 da área de Agrárias. Os países Angola, Cabo Verde, Moçambique, Guiné Bissau, Honduras, Colômbia, São Tomé e Príncipe, Equador, Peru, Nicarágua, Paraguai, Senegal, são os que têm mais representantes na UFV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário